sexta-feira, 25 de agosto de 2017

3-0-3 TANGO FUSIONTURNÊ EUROPEIA DO GRUPO PORTENHO PELA POLÔNIA 

DE 23 DE JUNHO ATÉ 8 DE AGOSTO O GRUPO PORTENHO 3-0-3 TANGO FUSION REALIZARÁ 33 CONCERTOS EM 25 CIDADES POLACAS.

* Por Heloísa Godoy 

Criado em 1996 na cidade de Buenos Aires, Argentina, pelas mãos de Hernan Valéncia (pianista e compositor) e Gerardo Solnie (baterista, percussionista e co-produtor), o grupo 3-0-3 Tango Fusion possui, em seu repertório, um rico trabalho musical que combina diferentes gêneros e estilos, entre eles música afrocubana, jazz latino, tango, milonga, funk, folk, reggae, entre outros.

A terceira turnê que acontece no verão europeu até o início do mês de agosto pela Polônia, é intitulada como Poland Super Tour 2017 por tratar-se de uma grande “aventura musical” a combinação de estilos do grupo, como assim dizia o grande maestro ¹Horacio Ferrer, ao participar juntamente com Walter Ríos (notável músico de tango argentino, compositor, diretor e bandoneonista) do primeiro álbum “Musica con Buenos Aires”, em 1999, pela PAI RECORDS.

Para a terceira turnê pela Polônia, o grupo apresenta seu mais recente trabalho em estúdio que conta com belíssimos arranjos em 13 canções, produzido e mixado por Nicolas Guerrieri (que produziu, dentre outros, grandes artistas como o brasileiro Carlinhos Brown).

Os concertos acontecem pelas seguintes cidades polacas: Kielce, Gdansk, Poznan, Krakow, Wroclaw, Torun, Elblag, Ustka, Slupsk, Lodz e Varsóvia. E, a cada apresentação, demonstra-se a grande e intensa receptividade dos polacos para com o rico repertório e seus integrantes. Casas como o Blue Note e Atelier jazz club receberam um grande público e, sob aplausos, pedidos de bis foram inevitáveis.

O virtuoso percussionista argentino Gerardo Solnie, faz uma análise sobre a super turnê, ainda em curso: “Cada cidade, cada público, cada club, cada cenário é uma aventura. A energia das pessoas nos influencia e nos impulsiona a 'novos caminhos musicais' porque a improvisação é parte de nossa música e, posso assim dizer que nossa música é uma viagem desde o tango tradicional passando pelo jazz e pela música folclórica da Argentina e América do Sul.”

Sobre o grupo, o músico explica: “Desde o início, o 3-0-3 somos eu como co-produtor, baterista e percussionista e Hernan Valencia (pianista e compositor). Poderia dizer que o melhor de nosso projeto é a possibilidade quase infinita de conhecer novos músicos pelo mundo, que é literalmente nosso cenário”. E continua: “Já participamos de festivais na Argentina, Suíça, Itália, Eslovênia, França, Luxemburgo, Alemanha, Polônia, Macau e com músicos de Alemanha, França, Hong Kong, Polônia e Holanda, porém a Poland Super Tour 2017 é extremamente a turnê mais intensa! São 25 cidades em  pouco mais de um mês!”

Sobre o Brasil, Gerardo fala de surpresas: “No começo do ano, enquanto preparávamos esta turnê polonesa, tivemos a imensa alegria de saber que em nosso amado Brasil, mais  precisamente no ²Palácio das Artes de Belo Horizonte, o maestro Nestor Lombida Hunt utiliza a música do 3-0-3 em suas aulas. Absolutamente uma grande honra!... E, talvez, nossa primeira pisada em solo brasileiro!”

Músicos convidados...

A “Poland Super Tour 2017” possui um condimento mais picante com a maravilhosa contribuição de grandes músicos espalhados pelo mundo tocando com o grupo em distintos palcos. São eles:

Cantora e guitarrista polaca conhecida do grupo desde o ano de 2003, na Alemanha, Malgorzata Leciejewska assumiu os destinos da grande turnê 2017 pela Polônia, onde vive atualmente. Esta é a terceira turnê que organiza para o grupo e definitivamente todas de enorme sucesso devido a seu profissionalismo e grande paciência em cuidar dos integrantes da banda.

Gonzalo Villalba, bandoneonista argentino atualmente vivendo em Paris.

Pablo Nemirovsky, bandoneonista e flautista franco/argentino participante imprescindível e eterno do 3-0-3 para todas as turnês desde o ano  de 2002, nos palcos do Montreux Jazz Festival.

Diretamente de Hong Kong especialmente para os concertos, junta-se ao 3-0-3, um grande amigo e companheiro de aventuras Cy Leo, gaitista virtuoso, mestre em harmônica e o melhor do mundo, de Vivaldi a Piazzolla!

Também se une ao grupo para esta turnê, vinda da Holanda, a grande bandoneonista e amiga Simone van der Weerden que abriu um espaço em sua tão atarefada agenda para acompanhar o grupo!

Desde a turnê de 2015 também participa com o 3-0-3, no saxofone e clarinete, um jovem talento da cena do jazz de Gdansk, Jakub Klemensiewicz.

Como convidado especial para dois concertos o grupo terá um “tanguero polaco”, o famoso bandoneonista Raphal Grzaka, de Varsóvia.

TRAJETÓRIA...


1999 - Primeiro álbum "MUSICA CON BUENOS AIRES". Contém todas as composições e arranjos originais de Hernan Valéncia.
2002 - 3-0-3 TANGO FUSION se apresenta na Suíça para o Festival de Jazz de Montreux.
2003 - turnê na Itália, Suíça e Alemanha.
2004 - Segundo álbum  ‘‘BUENOS AIRES NOMADE’’, onde os músicos foram acompanhados por Diego Neder (baixo), Luciano Sciarreta e Pablo Mainetti (ambos bandoneon).
2005 - apresentações no Jazz Cafe Stauffacher w Bernie (Suíça), Tarascon Latino Festival, o Festival Amerique Latine na França e em Paris no La Vieille Grille.
2009 - lançamento do DVD.
2012 - Lançam o álbum MICHEL PEYRONEL Y LA 303 ‘‘CLUB ATLETICO DE MUTANTES’’, com a participação da estrela do rock argentino Michel Peyronel.
2013 - Estreia do álbum ‘‘TANGOMAN’’, que contém elementos de rap, conectando-se ao estilo da tradicional música contemporânea.
2014 - apresentam-se no Cotai Jazz & Blues Festival, em Macau e a primeira turnê pela Polônia. Colaborou nesta turnê, o virtuoso gaitista de Hong Kong - Cy Leo, vencedor do ‘‘World Cup’’ Harmonic Festival Mundial de 2014. O concerto foi gravado e lançado em CD.
2015 - Nova turnê pela Polônia. Juntou-se à banda Jakub Klemensiewicz  (saxofone e clarinete).
2017 - Atual turnê pela Polônia e lançamento do mais recente trabalho, produzido e mixado por Nicolás Guerieri.


AGENDA...
20 Julho – Gdansk Filia Gdanska ul. Mariacka
21 Julho – ZOK Nowy Dwór Gdanski
23 Julho – Gdynia Blues Club
25 Julho – Kazimierz Dolny Korzeniowa
26 Julho – Lódz New York Klub
27 Julho –Varsovia
28 Julho – Bielsko Biala Metrum Jazz Club
29 Julho – Kedzierzyn Kozle Kameleon
30 Julho – Teatro Muzyczny Torun
01 Agosto – Delfin Ustka
02, 03 e 04  Agosto – Krynica Morska Hotel Continental
05 Agosto – Radom Kuznia Artystyczna
06 Agosto – Slupsk Garden Party u Karola Park com Waldorffa Filharmonia Baltica

Daqui do Brasil, acompanhamos os passos do grupo através de suas redes sociais.



SAIBA MAIS SOBRE A BANDA 3-0-3 TANGO FUSION:
_______________
¹Horacio Arturo Ferrer Ezcurra (1933 – 2014) escritor, poeta e historiador do tango uruguaio, nacionalizado argentino, compôs mais de duzentas canções e escreveu vários livros de poesia e história sobre o tango. Letrista de Astor Piazzolla, como a 'Balada para un loco' – incluída entre as 100 melhores canções latinas da história e a opereta 'María de Buenos Aires'. Foi presidente da Academia Nacional del Tango na República Argentina até o dia de sua morte.
__________________

²Palácio das Artes, vinculado à Fundação Clóvis Salgado, é o maior centro de produção, formação e difusão cultural de Minas Gerais e um dos maiores da América Latina. Situado em Belo Horizonte foi inaugurado no ano de 1971.

__________________
* Heloísa Godoy é pesquisadora, ghost writer e esportista. Há 20 anos no mercado musical através da Keyboard Editora e, há 10 no mercado de revistas, tendo trabalhado na extinta Revista Weril. Atualmente é publisher e uma das idealizadoras da Revista Keyboard Brasil - publicação digital pioneira no Brasil e gratuita voltada à música e aos instrumentos de teclas.




3 comentários:

  1. Muchas gracias por tu gran y luminosa energia Helo !!! Gran algria y honor de recibir tu atencion y ayuda sempre !!! Besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. El honor es nuestro!! Felicitaciones por su gran proyecto y de Hernán mi querido Gerardo.

      Excluir
    2. EXTREME MUITON OBRIGADO MI QUERIDISIMA HELO !!!

      Excluir